Plinio Bacelar da Silva, o fundador
Nascido em 22 de março de 1907, o médico Plinio Bacelar da Silva marcou a história da Medicina, da cidade de Campos dos Goytacazes e do Brasil. Figura extraordinária, foi historiador e trovador, sendo destaque tanto pela sua existência útil e produtiva como pela sua participação humanitária.
Formado pela Faculdade Nacional de Medicina em 1935, Plinio Bacelar exerceu a especialidade de Clínica Geral e Cirurgia. Considerado conselheiro e médico de família, ele também se dedicava às pesquisas e, por isso, fundou em 1942, o Laboratório de Pesquisas Clínicas, hoje Laboratório Plinio Bacelar, com 27 unidades, além de sua sede.
Por seu pioneirismo e visão progressista, Plinio Bacelar fundou e atuou em várias instituições presentes ainda hoje: criou e exerceu por duas vezes o cargo de presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, duas vezes o de presidente da Sociedade Fluminense de Gastroenterologia, e por três vezes presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.
E foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), onde continua presente através do Prêmio Plinio Bacelar da Silva, criado pela Sociedade Universitária de Pesquisas e Estudos Médicos (Supem), da FMC, e destinado a melhores trabalhos científicos apresentados por estudantes de Medicina em Congressos.
O médico foi, ainda, membro da Academia Pedralva de Letras e Artes e autor de duas obras: “Trovas, Troças & Cia” e “Coisas da Arca da Velha”, hoje compiladas em “Obras (quase) Completas, trovas, poesias e expressões curiosas e populares do cotidiano”.
De uma pequena sala anexa ao consultório de seu fundador, na Avenida Alberto Torres, para um dos maiores laboratórios do Estado do Rio, com reconhecimento nacional e internacional. O Laboratório Plinio Bacelar nasceu em 1942 com o objetivo de auxiliar no diagnóstico dos pacientes do médico Plinio Bacelar. Mas, logo, o sucesso dos resultados levou à procura de colegas de profissão. O primeiro pedido de exame, em 28 de julho do mesmo ano, foi de seu colega médico, Dr. Philippe Uebe. O documento é considerado o registro de fundação do laboratório.
Desde o início, o Laboratório tem como filosofia o Compromisso com a Qualidade. Prova disso são os selos – DICQ – Sistema Nacional de Acreditação (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas), conquistado em 2001 e ISO 9001: 2015 – pelo Bureau Veritas, conquistado em 2005, certificados à instituição, comprovando o padrão de referência que o mantém em elevado nível de credibilidade por oito décadas.